FACULDADE: COMO ESCOLHER?

Olá olá amoras, tudo bom?

De volta a ativa nosso primeiro assunto é faculdade. No último dia 10, o INEP publicou o novo edital do ENEM 2017 (confira aqui) e com isso toda galerinha que vai fazer a prova esse ano já ta toda alvoroçada, correndo atrás dos conteúdos perdidos e montando cronograma de estudos, mas também tem aquela parcela da galerinha que ainda está se perguntando: “Mas que faculdade eu vou cursar?”

Eu não tenho muita propriedade pra falar desse assunto, porque eu sempre soube que minha paixão era Direito, porém muuuitos amigos meus passaram por isso. Então acalma essa cabeça que eu vou te ajudar!


Grande parte dos adolescentes chegam no último ano do ensino médio numa onda de preocupação em relação a faculdade, mas em compensação existe uma parte que não sabe ao menos pra que lado ir.

Pensando nisso eu vim esclarecer algumas coisinhas que podem passar pela cabeça de vocês:

1- EU SOU OBRIGADO A FAZER FACULDADE?
R: CLARO QUE NÃO! A primeira coisa que você tem que pensar é se realmente quer cursar uma faculdade. Digo isso, pois hoje já existem jovens que já tem uma noção do que querem pra sua vida ou que já estão ingressados no mercado e não necessitam especificamente de uma graduação, apenas de um curso profissionalizante e afins.
Mas, se sua resposta for “sim”, siga para a próxima pergunta.

2- QUE ÁREA EU DEVO SEGUIR?
R: Outro questionamento que todos fazem: devo seguir exatas, humanas ou biológicas?
Quem consegue se apegar com uma determinada matéria no período escolar, praticamente elimina essa pergunta, mas tem gente que simplesmente estuda a matéria por ter que passar de ano ou simplesmente tem facilidade em tudo.
Levando isso em conta, uma ótima maneira de eliminar possibilidades é analisar os contatos que você já teve com algumas áreas até hoje, ou seja, você precisa ver as experiências foram positivas ou lhe trouxeram desafios que deseja superar, com isso você vai definir algumas profissões que você tem mais interesse, e também pode procurar conversar com profissionais da área, professores e alunos. Assim, será possível saber com mais exatidão como é o dia a dia do profissional e você poderá decidir se gosta da rotina.

3- “MAS MEUS PAIS QUEREM QUE EU SEJA MÉDICO…”
R: Nossos pais são as pessoas que sempre querem ver nosso bem e principalmente, cuidam pra que tenhamos uma boa vida no futuro. Porém, ainda há pais que pensam que as únicas profissões que dão dinheiro é médico, advogado e engenheiro ou simplemente querem que você siga o ramo da família. Gente NÃO! Se você tem certeza da área que quer, não mude, cursar uma faculdade pelo querer dos outros é a pior coisa que tem. VocÊ não vai se motivar e vai acabar odiando sua profissão.

4- DEVO ESCOLHER MINHA PROFISSÃO POR DINHEIRO?
R: Não gente, assim como você não deve escolher pelo que querem que você faça, também não deve visar apenas o dinheiro. Você tem de analisar o que quer pro seu futuro, ver que a profissão que escolher será a que você vai desempenhar pelo menos por 8 horas por dia, 5 dias na semana, por pelo menos 30 anos depois que terminar a faculdade. Então, escolha algo que te faça feliz e realizado.

5- MAS… AINDA NÃO SEI O QUE FAZER
R: Entrar na faculdade quando termina o ensino médio não é uma obrigação, se você sabe que quer cursar algo mas ainda não decidiu o que, se dê um tempo, pelo menos mais um ano pra você fazer essa escolha e enquanto isso tenha experiêncas que te tragam clareza do que você gosta e possivelmente do que quer pra você.


E vocês meus amores? Estão passando por isso ou já passaram? Se tiverem mais alguma dúvida ou dica, deixem nos comentários, vai ser ótimo debater com vocês ❤

Um beijo e um cheiro :*
Até o póximo post!

846fa784bc3e883dc493bf9825e6d6e0

2 Comentários

  1. Eu nunca tive muita certeza na vida do que fazer, mas algo que minha mãe sempre me disse é que eu podia mudar de ideia. Acho isso tão importante, pq se existe uma dúvida de qual área seguir, a gente pode começar algo e mudar de ideia depois até decidir, ou pesquisar mais a respeito. Parabéns pelo post, Amora 💕 amei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É muito importante a compreensão dos pais né?! Obrigada minha amora ♥

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

